JORNADA PARA A SUSTENTABILIDADE

Dennis Siepmann, Diretor de Sustentabilidade, ACTEGA, e sua jornada para a sustentabilidade

Você poderia nos falar sobre você e sua jornada na ACTEGA? O que o inspirou a seguir uma carreira em sustentabilidade? 

Trabalho na ACTEGA há mais de 12 anos e, durante esse período, tive a oportunidade de trabalhar em várias funções em vendas, marketing e desenvolvimento de produtos. Durante este período na ACTEGA, passei a compreender a fundo a empresa e termos globais e tive insights sobre as diferentes funções da empresa, as pessoas que a fazem funcionar e as complexidades de diferentes sites e empresas.

Em agosto do ano passado, assumi o cargo de diretor global de sustentabilidade, que é a minha paixão. Nesta função, meu foco é trazer nossa abordagem de sustentabilidade para o mercado e trabalhar em estreita colaboração com clientes, fornecedores e nossa equipe de P&D para aprimorar os esforços de sustentabilidade. Queremos acelerar o progresso e já tomamos medidas ousadas e proativas. Cito como exemplos a análise do portfólio de produtos atual a partir de uma perspectiva de sustentabilidade ou o lançamento de iniciativas iniciais para reduzir a pegada de carbono dos materiais.


Tenho orgulho de dizer que trabalho com uma equipe fantástica de colegas e estamos trabalhando juntos para causar um impacto positivo não apenas na empresa, mas também na comunidade em geral. Na ACTEGA, temos o compromisso de fazer uma diferença concreta para criar um mundo mais sustentável. É um momento emocionante para estar neste cargo e mal posso esperar para ver o que o futuro reserva!


O que a sustentabilidade significa para você, tanto do ponto de vista individual quanto do negócio?


Sustentabilidade, para mim, significa estar atento ao nosso impacto no meio ambiente e tomar ações responsáveis para reduzir o desperdício e a ineficiência. Como pai de três filhos, minha prioridade pessoal é deixar um legado positivo para seu futuro. Essa crença também se aplica à minha vida profissional na ACTEGA, onde somos parte integrante da indústria de embalagens. Em geral, o setor de embalagens tem estado sob o microscópio devido ao impacto ambiental do plástico e das embalagens, contudo, é essencial reconhecer que são essenciais para a durabilidade e a vida útil prolongada dos produtos. Nosso papel é garantir que os materiais de embalagem sejam usados da maneira mais eficiente e contribuímos com revestimentos, tintas de impressão, vernizes e compostos.


Um exemplo: Como parte da família SVELON®, oferecemos compostos de baixa espessura cujas propriedades especiais permitem que os clientes produzam tampas com uma espessura de até 0,18 mm, ou seja, para reduzir a espessura do metal – sem comprometer o desempenho das tampas. Isso resulta em economia de material, menor pegada de carbono e, à medida que o volume de material de embalagem é reduzido, menos resíduos de embalagens. De um modo geral: Nosso objetivo é encontrar o equilíbrio certo entre preservar o planeta e garantir que as empresas permaneçam lucrativas.


Você pode nos dizer quais são as oportunidades significativas para as empresas em termos de sustentabilidade?


Certamente. No mundo da sustentabilidade, os desafios devem sempre ser vistos como oportunidades. Essa abordagem não apenas torna as empresas mais inovadoras e focadas no futuro, mas também tem um impacto positivo em sua resiliência a longo prazo. Um dos principais pontos da agenda em nossa indústria tem sido a reciclabilidade. Quer se trate dos desafios da triagem e reciclagem de filmes multicamadas, da tendência para monomateriais ou do aumento de embalagens à base de papel, estamos comprometidos em atender às necessidades atuais. Reconhecer a importância da reciclagem como parte integrante do nosso programa de sustentabilidade fez com que desenvolvêssemos soluções e processos inovadores, por exemplo, para contribuir com produtos finais que podem ser reciclados com o mínimo impacto no processo de reciclagem.


Quais são os fatores mais prementes em termos de sustentabilidade para a indústria de embalagens?

À medida que as preocupações ambientais se tornam cada vez mais comuns, vemos que as empresas de todos os setores estão procurando maneiras de reduzir sua pegada ambiental. Nossa indústria não é exceção. Se tanto, provou ser um exemplo poderoso da mobilização por trás das soluções para a mudança climática. Especialmente quando se trata de alimentos e bebidas, os plásticos permanecerão parte integrante da indústria de embalagens no futuro próximo. É importante desenvolver soluções inovadoras para limitar o desperdício de plástico; este é exatamente o foco de toda a indústria.


Por exemplo, substratos multicamadas têm sido usados em geral como uma barreira para o empacotamento. No entanto, a baixa reciclabilidade desses materiais é uma grande desvantagem. Estes substratos estão cada vez mais desacreditados e estão sujeitos a regulamentações cada vez mais abrangentes. Ao mesmo tempo, os requisitos legais para reciclagem ou descarte de tais materiais de produção representam um grande desafio para muitas empresas de processamento. Como alternativa sustentável, desenvolvemos Revestimentos de Barreira ACTGreen®, que incluem tanto revestimentos de barreira à base de água quanto dispersões aquosas de TPE como sistemas de revestimento ou aglutinante para várias aplicações e usos finais. Esses produtos são comprovadamente sustentáveis, atendendo aos próximos requisitos regulatórios relacionados a resíduos de embalagens e reciclabilidade. 


Veja, é essencial reconhecer que a indústria de embalagens opera dentro de um cenário complexo – está sujeita ao maior número de medidas regulatórias do mundo. Isso abrange uma variedade de elementos, como especificações de embalagem, reciclabilidade, biodegradabilidade, uso primário esperado, rotulagem e rastreabilidade, fornecimento de matérias-primas e descarte. Além disso, essa complexidade é agravada pelo fato de que o foco e as abordagens, em geral, variam muito nos níveis regional e nacional/estadual. No geral, tudo isso faz da sustentabilidade uma tarefa desafiadora, mas essencial em nossa indústria.


Você pode nos falar sobre as iniciativas sustentáveis da ACTEGA?


Como você sabe, a ACTEGA é uma divisão do grupo internacional ALTANA, que produz produtos químicos especializados e é especializada na produção de revestimentos especiais, tintas, adesivos e compostos de vedação para a indústria de impressão e embalagem. Nós nos concentramos continuamente no desenvolvimento de soluções e produtos orientados para a sustentabilidade visando as fases downstream da cadeia de valor – que são capazes de tornar o mundo um pouco mais azul.

Somos defensores da economia circular e damos nossa contribuição para progredir no sentido de transformar o atual sistema de produção linear em um sistema regenerativo e restaurador. De novo, os revestimentos de barreira ACTGreen® à base de água são um ótimo exemplo. Os Compostos Sustentáveis ACTGreen® são outro exemplo. Estes compostos de vedação sem PVC e sem plastificante compreendem misturas de materiais avançados compatíveis com alimentos para impedir a migração de substâncias nocivas da embalagem para os alimentos que ela protege.

 

O processo de desenvolvimento da ACTEGA é caracterizado por uma combinação de inovação radical e otimização de abordagens ou produtos existentes, o que nos permitiu criar um portfólio bem equilibrado. A ACTEGA também está revolucionando abordagens com tecnologias disruptivas como ECOLEAF e Signite, ultrapassando fronteiras e apresentando uma solução do mundo real para as questões ambientais de hoje – proporcionando o equilíbrio entre preservação ecológica e benefício econômico.

 

Além de oferecer soluções e produtos que são compatíveis com o meio ambiente, a ACTEGA também tomou medidas significativas para reduzir suas emissões de Escopo 1 e Escopo 2. Os progressos alcançados nesta empreitada demonstraram-se com resultados: As emissões de CO2 foram reduzidas em mais de 70% para todo o grupo ACTEGA nos últimos 5 anos. Além disso, houve uma redução de mais de 45% no consumo de água. Em 2019, a ACTEGA se uniu a outras empresas da ALTANA para obter 100% de sua energia de fontes renováveis. Empregamos outros esforços para produzir energia a partir de fontes solares em sites individuais, por exemplo, em Vigo, Espanha ou em breve em Bremen, Alemanha.

 

Além disso, empreendimentos são considerados e incentivados na ACTEGA: em nossa campanha “Vamos AGIR!”, os funcionários trabalham juntos para minimizar seu impacto ambiental local. Um excelente exemplo é o site da ACTEGA em Lehrte, Alemanha. Sob a responsabilidade por funcionários, seis colônias de abelhas estão sendo nutridas com a missão de promover a biodiversidade em todo o site – uma demonstração inspiradora de compromisso com a conservação da natureza.

 

Qual é a sua visão para as iniciativas de sustentabilidade da ACTEGA? O que vem depois na agenda de sustentabilidade da ACTEGA?

 

Acredito que adotar uma abordagem holística da sustentabilidade é a chave para criar um mundo melhor para todos. Ao implementar práticas mais sustentáveis, não estamos apenas fazendo a coisa certa, mas também permanecendo competitivos em um mercado em constante mudança.

 

Tomamos medidas para reduzir nossa pegada de carbono no nível operacional, porém, reconhecemos que é igualmente importante ser mais sustentável no nível do produto. O foco é trazer mais transparência e benefícios de sustentabilidade baseados em dados de nossos produtos, investigando a pegada de carbono das soluções que fornecemos. Isso faz parte de um projeto contínuo para melhorar a disponibilidade de dados e exige esforços não apenas de nós, mas também de fornecedores e parceiros.

 

Atualmente, também estamos explorando materiais que podem trazer benefícios de sustentabilidade, como aqueles de base biológica para alguns produtos, para substituir materiais à base de petróleo e reduzir a pegada de carbono geral.

 

O que deve ser considerado pelos players da indústria para alcançar a verdadeira sustentabilidade no setor de embalagens?

 

Alcançar a verdadeira sustentabilidade na indústria de embalagens envolve todos os atores dos setores público, privado e cívico e requer mudanças sistêmicas. Portanto, a equipe da ACTEGA associou-se à aliança 4evergreen, trabalhando com as partes interessadas em toda a cadeia de valor para otimizar a circularidade e o desempenho climático das embalagens baseadas em fibra. Adotamos o valor de uma rede interconectada que percorre toda a extensão da cadeia de suprimentos, desde fornecedores de matérias-primas até proprietários de marcas. Ao criar um diálogo contínuo com as partes interessadas, estaremos em sintonia com as necessidades do cliente e anteciparemos as tendências em mudança enquanto trabalhamos para uma indústria de embalagens sustentável.

 

Participar de feiras do setor é sempre valioso – ela revela informações sobre os problemas atuais e soluções interessantes. Após visitar a Interpack e a Metpack, percebi que há interpretações variadas de “sustentabilidade” na indústria de embalagens. Para avançarmos, é preciso haver uma compreensão abrangente do termo e suas implicações. Ficou evidente que a regulamentação e os relatórios estão atualmente impulsionando quase todos os participantes do setor e o LkSG alemão ainda é um tema em alta. Além disso, a implementação das Normas Europeias de Relatórios de Sustentabilidade (ESRS) e da Diretiva de Relatórios de Sustentabilidade Corporativa (CSRD) são recursos obrigatórios para empresas de todos os tamanhos. No entanto, foi animador ver que mais fornecedores de embalagens e matérias-primas estão fazendo sua lição de casa no cálculo da Pegada de Carbono do Produto (PCF) e, assim, apresentam dados concretos sobre PCF para vários tipos de embalagens; com isso, os produtores podem tomar decisões baseadas em dados e em fatos sobre sustentabilidade – isso não era possível há alguns anos. Outra discussão importante foi a economia circular e como as empresas precisam colaborar ao longo da cadeia de valor para fechar o ciclo. A mudança para a circularidade não pode acontecer em silos e requer o envolvimento de todas as partes interessadas.

Learn more about sustainability at ACTEGA and become familiar with our initiatives and activities.

SEE MORE

Close